Últimas Notícias - Patríarca Estefan Douaihy

Patríarca é elevado ao estágio de Venerável no processo de sua canonização

Por Dr. Assad Frangieh

A Diocese de Zgharta-Ehden no Líbano anunciou que a próxima etapa do processo de canonização do Patriarca Estefan Douaihy encontra-se no Vaticano. Após a revisão do processo, é provável que sua Santidade Papa Benedito XVIº declare o Patríaca como Venerável, porém não há uma previsão de quando será. Nas etapas da canonização, inicia-se com uma investigação local do candidato até sua proclamação ?Servente de Deus?. Em seguida, ele é elevado de Venerável para Abençoado e depois para Santo. Esse processo de santificação foi determinado pelo Papa João Paulo IIº em 1983.

O processo do Patríarca Douaihy iniciou-se em 1988 e foi encaminhado à Congregação para as Causas dos Santos (Congregatio de Causis Sanctorum) em Roma. Geralmente são nove teólogos desta Congregação que aprovam em primeira instância e fazem o encaminhamento para os Bispos e Cardeais. A Congregação costuma encontrar-se duas vezes por mês. Caso estiverem de acordo, enviem sua aprovação ao Prefeito da Congregação que por sua vez, expõe todo o processo ao Papa Benedictus XVIº. Uma vez aprovado, o Papa autoriza a Congregação em elevar o candidato a um grau superior do processo. Aí então o Patriarca será referido como Venerável.

O segundo estágio segue os mesmos protocolos, porém, exigem uma prova de milagre do candidato após sua morte. Na sua beatificação, o candidato recebe o título de Abençoado. O terceiro estágio também exige outro milagre que deva acontecer após a data de sua beatificação. Uma vez canonizado, o então Abençoado candidato é declarado Santo.

Por exemplo, Santo Al-Hardini foi declarado Venerável em 1989, Abençoado em 1998 e Santo em 2004. Logo que a Paróquia de Zgharta recebeu tais notícias, os sinos começaram a tocar e missas solenes foram celebradas.

O Patríarca Estefan Boutros Douaihy nasceu em Ehden - Norte do Líbano - em 2 de agosto de 1630. Foi Patríarca Maronita entre 1670 e 1704. É considerado um dos maiores historiadores árabes do século 17. É citado como o Santo Patríarca, o Santo dos Patríarcas, o Pai da História Maronita, o Pilar da Igreja Maronita, o Segundo Crisóstomo*, o Esplendor da Nação Maronita, A Glória do Líbano e dos Maronitas entre outros títulos. Faleceu dia 3 de maio de 1704 em Qannoubine - Vale Quadisha - o Vale dos Santos, no Norte do Líbano.

Para ler a história em sua íntegra, acesse o site http://www.zgharta.com/ - a matéria está em Inglês.

* Crisóstomo é uma tradução do grego que significa "Boca de Ouro" - eloqüente. O primeiro Crisóstomo para os maronitas foi São João Crisóstomo, teólogo e escritor 349-407.

Data de Publicação : 19/02/2008
Veículo : Diocese Maronita