N.Srª. do Líbano em Belo Horizonte

Paróquia Nossa Senhora do Líbano
Colegio Santa Maria - Rua Jacué, 237
cep 31110-050belo Horizonte -MG

No dia 4 de abril de 1991, Dom Joseph Mahfouz fez a sua primeira visita aos patrícios de Belo Horizonte durante cinco dias. Os patrícios manifestaram o desejo de ter uma igreja maronita nesta cidade. Juntamente com a comissão organizadora da visita, Dom Joseph foi recebido em audiência pelo arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes, hoje cardeal de Belo Horizonte. Foi solicitado ao ilustre prelado conceder o uso da Capela do Colégio Santa Maria para funcionar como paróquia de rito maronita, Sua Excelência aceitou o pedido e dirigindo-se a Dom Joseph Mahfouz assim falou: "Excelência, uma paróquia de rito oriental ma minha diocese é uma grande riqueza". Dom Joseph Mahfouz, muito emocionado e admirado pelo espírito eclesial de um tão bom pastor, agradeceu efusivamente Dom Serafim. Imediatamente os Maronitas de Belo Horizonte começaram a reforma da Capela-igreja e do presbitério. O uso desta Capela foi concedido à Eparquia Maronita do Brasil conforme um contrato de comodato, por dez anos.

Dom Joseph numa viagem ao Líbano trouxe o Padre Michel El-Bitar, da diocese maronita de Trípoli, para ser o primeiro pároco dos Maronitas de Belo Horizonte. A inauguração da Paróquia se deu no dia 27 de Março de 1993, dedicada a Nossa Senhora do Líbano. Neste dia Dom Joseph juntamente com Dom Serafim Fernandes de Araújo e outros padres concelebraram a Santa missa inaugurai. Estavam presentes os libaneses de diversas confissões e muitos amigos brasileiros e autoridades civis dentre as quais destacavam-se o deputado Agostinho Patrus e seu sobrinho, o prefeito Ananias Patrus. Após a missa inaugura], foi descerrada a placa comemorativa da fundação desta nova paróquia maronita. Em poucas palavras, foi uma grande festa líbano-brasileira!

Graças a Deus, esta paróquia é uma das bem avivas de Belo Horizonte, graças à dedicação do seu pároco e dos maronitas da cidade. Padre Michel como pároco de Belo Horizonte, atende também os demais patrícios do Estado de Minas Gerais.

Horário das Missas:

Segunda à Sexta: 19:00h