N.Srª. do Líbano em São José do Rio Preto

cep1503-110 - são José do Rio Preto - SP

Telefone (17) 3231.7377

email: benemazeti@hotmail.com

A paróquia Nossa Senhora do Líbano em São José do Rio Preto foi criada por Sua Excia. Dom Joseph Mahfouz, OLM, Arcebispo Maronita do Brasil, no dia 30 de Março de 2003. O primeiro e atual pároco é o Revmo. Padre Benedito Mazeti, do clero diocesano, que nomeado pelo Ordinário diocesano já exercia a função de capelão dos católicos orientais da diocese. Por concessão de S. Excia. Revma. Dom Orani João Tempesta, bispo diocesano de São José do Rio Preto, a Igreja Matriz São Benedito foi escolhida para funcionar também como paróquia maronita dedicada á Nossa Senhora do Líbano.

No domingo, 30 de março de 2003, Dom Joseph Mahfouz, encerrando a sua vista pastoral, celebrou a santa Missa no rito oriental maronita na Catedral de São José do Rio Preto, sendo concelebrada pelo bispo diocesano Dom Orani, Padre Donizeti Bianchi pároco da Catedral e o padre Benedito Mazeti. Estavam presentes a esta celebração solene, o Exmo. Sr. Prefeito Municipal Dr.Edinho Araújo e os Secretários Municipais, o Dr. Paulo Roberto Voltarelli, presidente do Clube Monte Líbano e sua Diretoria, muitos fiéis orientais e brasileiros. A Catedral estava lotada. No final da missa, com a autorização e bênçãos do Bispo Diocesano Dom Orani, Dom Joseph Mahfouz anunciou e decretou a fundação da nova paróquia Maronita de São José do Rio Preto, tendo como pároco o Revmo. Padre Benedito Mazeti.

Na sua fala o Bispo Diocesano declarou: ?Esse é mais um passo para a unidade da Igreja, na diversidade dos ritos, dos idiomas e dos costumes?. Graças a Deus esta nova paróquia dedicada a Nossa Senhora do Líbano foi bem acolhida tanto pelos brasileiros como pelos Libaneses, pois o Revmo. Padre Benedito Mazeti é muito bem conhecido por todos graças à sua dedicação ao serviço da Igreja de Cristo, tanto do rito latino como oriental. O Padre Benedito a pedido de Dom Joseph Mahfouz tem autorização da Santa Sé para celebrar a Santa Missa tanto no rito latino como no rito Maronita, sendo portanto bi-ritualista.