Últimas Notícias - 40 anos de Diocese Maronita

Cardeal Dom Odilo Scherer celebra missa solena ao lado dos Arcebispos Maronitas

A Comunidade Maronita e Libanesa em São Paulo comemoraram neste domingo dia 24 de fevereiro, os 40 anos de fundação da Diocese Maronita em São Paulo. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Odilo Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, e contou com a presença dos Arcebispos Maronitas Dom Edgard Madi da Diocese Maronita de São Paulo, Dom Youssef Bechara da Diocese de Antelias no Líbano, Dom Francis Baissari da Diocese de Jebbé nas montanhas do norte do Líbano, Dom Fares Makaron da Eparquia Greco Melquita de São Paulo e Monsenhor Jonas Habib da Canção Nova, além de vários párocos maronitas que vieram de Campinas e Guarulhos. Estavam presentes também representantes religiosos da Igreja Ortodoxa em São Paulo e das Comunidades Islâmicas, xiitas, sunitas e Druzas.

Pela esquerda - Dom Baissari, Dom Bechara, Dom Scherer, Dom Madi, Dom Makaron e Mons. Jonas Habib

Entre os presentes estavam o Ministro da Justiça do Líbano Dr. Charles Rizk, o Cônsul Geral do Líbano em São Paulo Joseph Sayyah, vice Cônsul Walid Minkara, o deputado federal Ricardo Izar e vários responsáveis politicos e militares. A solenidade reuniu também representantes de diversas entidades como a União Cultural Libanesa Mundial presidida por Elie Hakmé, a Associação Médica Líbano Brasileira representada por seu presidente Toufic Sleiman, a União Cultural Líbano Brasil presidida por Lody Brais e também o ex-Secretário Geral da União Cultural Libanesa Mundial, Joseph Francis.

Pela esquerda, Ministro Charles Rizk, Sr. Elie Hakmé, Deputado Ricardo Izar, Sheikh Mohamad El Moghrabi e Sheikh Samy Ismail Hussen El Boraei. (*)

A solenidade organizada pelos membros da Sociedade Maronita de Beneficência teve participação especial de seus dirigentes já que comemorava também seus 111 anos de fundação. Além destas autoridades, participaram do evento representantes partidários libaneses e muitas outras entidades sociais brasileiras. A solenidade contou com o Coral maronita que apresentou emocionantes cânticos maronitas.

Pela esquerda, ex-Embaixador do Brasil no Líbano Sergio Telles, Vereador Paulo Frange, Vice Cônsul Walid Minkara e Cônsul Geral do Líbano Joseph Sayyah

Durante a celebração, foi lida a bênçao apotolica enviada especialmente para este evento pelo Patriarca Maronita, o Cardeal Mar Nasralla Pedro Sfeir e, em nome da comitiva que veio do Libano, falou Dom Youssef Becahra. Ao final, segundo o pedido de Dom Edgard, Monsenhor Jonas Abib entregou ao Cardeal Scherer as relíquias dos três Santos Libaneses, num momento de profundas emoções e aplausos dos fiéis presentes e que lotaram as dependências da Catedral Nossa Senhora do Líbano. Após a solenidade, os presentes participaram de uma recepção no salão nobre do Arcebispado em homenagem à Dom Odilo Sherer, seguido por um jantar no Clube Monte Líbano em São Paulo, organizado pela Sociedade Maronita de Beneficência.

(*) Dr. Charles Rizk é Ministro da Justiça do Líbano; Sr. Elie Hakme é Presidente Mundial da União Libanesa Cultural Mundial; Dr. Ricardo Izaré Deputado Federal por São Paulo; Sheikh Mohamed Moughraby é Imam Sunnita do Centro Islâmico do Brasil e Sheikh Samy Ismail Hussen El Boraei é Assistente do CIB.

Data de Publicação : 25/02/2008