Últimas Notícias - 125 anos de Gibran Khalil Gebran

Evento dia 25 de Março em São Paulo homenageará líder intelectual, filósofo, poeta, ...

A Associação Cultural Brasil-Líbano e o Clube Atlético Monte Líbano preparam-se para comemorar os 125 anos de nascimento de um dos mais consagrados escritores e pintores do século XX, Gibran Khalil Gibran. Gibran foi um líder intelectual, filósofo, poeta, pintor, ensaísta e romancista. Sua obra literária, marcada pelo misticismo oriental, alcançou popularidade em todo o mundo. Gibran nasceu em 06 de dezembro de 1883, na cidade de Bicharré, ao norte do Líbano, próximo aos Cedros milenares e faleceu em 10 de abril de 1931, em Nova York.

Foi a publicação de seu best seller ?O Profeta?, em 1923, que lhe assegurou a notoriedade no mundo ocidental. Considerada uma das cem obras mais importantes do mundo, ?O Profeta? é um gigante da literatura universal. A obra literária, acentuadamente romântica e influenciada pela Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte, a natureza, entre outros e já foi traduzida para mais de 80 idiomas.

Todos os seus livros foram traduzidos para o português, por Mansour Challita, presidente da Associação Cultural Internacional Gibran. Suas obras tornaram-se mundialmente conhecidas como: Temporais, As Ninfas do Vale, Os Deuses da Terra, Jesus: o Filho do Homem, Asas Partidas (romance baseado no primeiro amor de Gibran) e outros.

EVENTO

A solenidade de abertura contará com a presença de altas autoridades federais, estaduais, municipais, diplomáticas, eclesiásticas e de personalidades ilustres da sociedade (aproximadamente 1.500 convidados). O evento incluirá exposição da obra literária de Gibran, de documentos, cartas pessoais, além de esculturas e pinturas baseadas no seu trabalho, produzidas por renomados artistas de origem libanesa. Haverá também exposição fotográfica realizada pelo enviado especial do jornal ?Folha de S.Paulo? ao Líbano, prof.° e escritor Paulo Daniel Farah, dos locais históricos por onde Gibran viveu e que inspiraram suas obras e do ?Museu Gibran?, que atrai turistas do mundo inteiro. Artistas plásticos, pintores e escultores de várias origens imigratórias (portugueses, espanhóis, italianos, japoneses, chineses, gregos, franceses, alemães, latino-americanos e também de origem árabe), homenagearão Gibran com suas obras.

  • SOLENIDADE DE ABERTURA E COQUETEL: 27 de março de 2008 ? quinta-feira às 20h30
  • LOCAL: Salão Nobre do Clube Atlético Monte Líbano ? Av. República do Líbano, 2267 ? Ibirapuera ? São Paulo ? SP.
  • REGIÕES PRESENTES: São Paulo e capitais de outros estados.
  • PÚBLICO ALVO: Sociedade Brasileira, comunidade e entidades líbano-brasileiras.
  • PERÍODO DE EXPOSIÇÃO: 28 de março a 09 de abril, das 14 às 22:00 hs (exceto segunda-feira) ? Entrada Franca.
  • PROGRAMAÇÃO: Leitura de textos de Khalil Gibran

Data: 3 de abril de 2008 ? quinta-feira, às 20h30
Exibição de filmes sobre Gibran: ? 29 de março ? sábado ? 18h30 e 30 de março ? domingo ? 20h30
Reprise: 05 de abril ? sábado ? 18h30 e 06 de abril ? domingo ? 20h30

DESCERRAMENTO DO ?BUSTO DE GIBRAN? - Dia 30 ? domingo, às 11h30 ? Pça. Jairo de Almeida Ramos - (Av. República do Líbano c/ R.Afonso Bráz)

O Brasil é o país que abriga o maior número de imigrantes libaneses do mundo, sendo o primeiro a comemorar esta data com uma Mostra, a maior já feita em torno de sua figura no Brasil. Este evento marcante, além de estreitar os laços históricos e culturais entre os dois países, passará a fazer parte da agenda cultural de São Paulo, capital cultural da América do Sul.

Na ocasião, a CASA DA MOEDA DO BRASIL e a EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS farão o lançamento oficial de Medalha e de Carimbo comemorativos ao evento, alem da apresentação pela Caixa Econômica Federal de bilhete da Loteria Federal com estampa relativa à efeméride e abertura de exposição no Hall Social. Os bilhetes estarão disponíveis na rede lotérica de todo o país, durante todo o mês de março. O evento terá ampla divulgação pela mídia escrita e eletrônica. Os jornais, ?O Estado de São Paulo? e ?Folha de São Paulo? editarão matérias especiais sobre o assunto.

COORDENAÇÃO:

Lody Brais - Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano
e-mail: nouhanader@hotmail.com
Tel.(11) 3251-3958
Telefax (11) 3289-1851
Data de Publicação : 08/03/2008

Reprodução de conteúdo autorizada desde que citada fonte
Eparquia Maronita do Brasil - 2012-2024